segunda-feira, 16 de março de 2009

É hora de botar ordem na casa




Segundo pesquisa Ibope realizada no dia 03 de outubro de 2007, só na cidade de São Paulo 12% dos homens moram sozinhos.
Uma porcentagem crescente nos dias de hoje se considerarmos o número de casamentos desfeitos.
Entrevistei um deles, que prefere dividir deu apartamento com a empregada e cachorro, acompanhei sua rotina e descobri coisas bem interessantes.
Ao chegar ao apartamento do meu entrevistado, já pude notar algumas peculiaridades. Fui recebida por D. Dália, uma senhorinha super agradável. Mas que já estava de saída. É mãe de Elenilton Cavalcanti, 33 anos, professor de Inglês, que mora em apartamento na região Sul da cidade de São Paulo. Enquanto meu entrevistado estava no banho, ela me revelou algumas coisas.
Elenilton resolveu morar sozinho á quatro anos. Á princípio ela não gostou muita da idéia, mas acabou concordando, uma vez que seu filho já havia conquistado sua independência financeira e não queria mais morar com os pais. Ela nos contou que pelo menos três vezes por semana vai ao apartamento do filho recolher a roupa para lavar, passar e dar uma “limpadinha”. Mas para não invadir a privacidade do filho, sempre liga antes para saber se não há ninguém no apartamento e não possui cópia das chaves. O filho tem uma empregada que vaio ao apartamento pelo menos duas vezes por semana, mas D. Dália afirma que mesmo com empregada não vai abrir mão de seu “menininho”.
Estávamos sentadas no sofá, tomando um café, quando meu entrevistado chegou muito simpático, pediu licença a sua mãe e brincou dizendo que a entrevista seria com ele. D. Dali então se despediu e foi ao supermercado, pois segundo ela a geladeira de seu filho estava sem nenhuma fruta.
Perguntei a Elenilton como se sentia com a presença constante de sua mãe em sua casa, uma vez que não moravam mais debaixo do mesmo teto. Ele me respondeu que no início fora difícil, pois sua mãe não aceitava muito bem a idéia e queria dar palpite em tudo desde o que ele comia, até o tipo de mulher que ele levava ao apartamento.Com o tempo as coisas foram melhorando, hoje ele vê que essa foi á forma que sua mãe encontrou de ficar mais próxima a ele.
Perguntei de sua rotina, se ele não pretendia se casar e como administrava sua convivência com a mãe, a empregada e Cocki, um cachorro da raça labrador que ganhou de um amigo há um ano com o argumento de que precisava de uma boa companhia nos dias chuva.
Elenilton me contou que decidira morar sozinho, pois segundo ele já estava na hora de assumir novas responsabilidades e pagar suas próprias contas. Disse que não se arrepende de ter tomado essa decisão, que já não sabe se conseguirá se acostumar com as manias de outra pessoa, caso venha a se casar um dia.
Quanto à solidão segundo ele, não existe, pois sua casa é um reduto constante de amigo e “boas companhias”.


Edmaura


(Entrevista sobre a vida de homens que moram sozinhos)

Um comentário:

  1. É interessante ter a dispósição para morar sozinho.

    Mas no caso ele tem a mãe e a empregada para ajuda-lo, não sei tambem se ele mesmo que cozinha na entrevista ele não citou, más é bacana morar assim se eu tivesse condições faria o mesmo, pq na maioria das vezes as pessoas esperam uma compania para planejar sua vida e vc morando só vc pode fazer suas regras trazer quem quizer na sua casa e tal sem ter alguem que descorde.

    Bacana a entrevista parabens.

    Ass. Dinho

    ResponderExcluir